publicado em 14/01/2016

Os 7 pecados capitais de um site ruim

 Um website é como uma casa virtual da empresa: o cliente entra na casa, passeia pelos cômodos, observa a organização dos móveis, a limpeza de tudo, a higiene do banheiro e da cozinha.

Contudo, muitas empresas tratam sua casa na internet de qualquer forma. Colocam lá um monte de textos mal preparados, umas fotos baratas de um banco de imagens, dados para contato e esperam que os visitantes (os clientes) se entusiasmem com o que viram. Ou não esperam nada, o que é ainda pior.

Publicidade

Mas, se você quer atrair negócios através do site, deve saber que receber bem seus clientes em sua primeira visita – e nas demais – é tarefa primordial. Para facilitar o seu trabalho de revisão, listei, abaixo, os 7 pecados capitais de um site ruim.
1. “Eu isto, eu aquilo, eu eu eu”
Fale tudo sobre você, sobre sua empresa, missão e valores, seus produtos, serviços, diferenciais, sobre sua história incrível e você não vai criar vínculo algum com o visitante, na verdade você vai cansá-lo e afastar uma boa oportunidade de iniciar um relacionamento. Redenção: escreva os textos sob o ponto de vista do seu cliente, das dores e desejos dele.


2. “Eu sou o melhor, o mais rápido, o mais eficiente, o mais bonito e inteligente”
Use e abuse dos adjetivos sobre você mesmo – especialmente se não há uma fonte independente e qualificada que garanta que eles procedem – e você vai espantar os clientes exigentes e céticos que navegam pela web. Redenção: apresente seus produtos, serviços e diferenciais de forma sutil, como algo que pode ajudar o cliente a ter sucesso. O cliente é que importa, você é coadjuvante.


3. “Nossa expertise nos levou a criar um serviço premium e whitelabel, usando um extenso case de soluções e know-how”
Abuse do blábláblá de negócios, expressões técnicas, palavras em inglês e você vai “deletar” a vontade que os clientes têm de interagir com você. Muitas vezes, por acharem seu discurso complexo e inacessível, o cliente vai pensar, com razão: “esse fornecedor não é para mim, eu nem consigo entender o que ele diz!”. Redenção: escreva tudo em português, em linguagem simples, usada corriqueiramente pelo cliente. Use o texto para se mostrar parceiro, próximo e acessível, se coloque ao lado do cliente, dê a mão para ele.


4. Brinque de caça ao tesouro com a informação mais importante do seu site
Faça o cliente ter trabalho de procurar aquele pequeno botão de “contato”, misturado entre tantos outros, e só dentro da página de contato coloque os telefones, emails e formulários para iniciar uma conversa contigo. Redenção: os telefones, os emails de contato e o formulário de “Fale conosco” devem estar acessíveis em todo o site. O cliente não pode perder um segundo entre o momento em que decide estabelecer contato e o em que encontra uma forma para fazê-lo.


5. Use um formulário de “Fale conosco” que não funciona

O formulário dá erro quando o cliente pressiona o botão de enviar as informações, ou, pior, não dá erro algum, mas os dados preenchidos nunca chegam na sua empresa. No primeiro caso, além de você não estabelecer o contato, ainda passa uma imagem de que nem o seu site funciona, que dirá seus produtos e serviços… e, no segundo caso, você cria a percepção de que não se importa com o cliente, pois não respondeu o pedido de contato. Redenção: o formulário tem que funcionar e você deve testá-lo todas as semanas.

6. O formulário não é para todos
Seu negócio não está preparado para receber os dados dos diversos tipos de clientes que sua empresa atende. Exemplo: você vende para clientes em SP, que tem o 9º dígito nos números de telefone celular, mas seu formulário não permite telefones com mais do que 8 dígitos. Como o cliente vai preencher seu formulário? Redenção: estude todas as formas possíveis de se preencher os dados do formulário, pois o cliente não pode ter trabalho para entrar em contato.


7. Prometa e não cumpra
“Obrigado por preencher o nosso formulário, você receberá um contato em X horas”. E nada acontece! Redenção óbvia: faça o que prometeu.

Quer atrair negócios via a web? Tenha um site que trata muito bem o visitante, um cliente em potencial.

Texto escrito por Eduardo Ribenbolm, empreendedor, e publicado na Endeavor.

Criação de Site

Criação de Sites Profissionais, Personalizados, Responsivos e Otimizados. Desenvolvidos com tecnologia e ferramentas para impulsionar seu Negócio.

Site com layout moderno, estrutura textual e tecnologia para impulsionar seu negócio na internet, fortalecendo sua marca no mercado.

Nossos sites são desenvolvidos com estrutura para integração com as redes sociais, indexação do Google e outros sites de busca.

Circuito de Câmeras de Segurança

Proteja sua família e seu patrimônio instalando nosso completo Circuito de Câmeras de Segurança.

Com nosso sistema de câmeras de segurança, você poderá ver tempo real tudo que acontece em sua casa ou empresa, através de seu smartphone, tablet e notebook, de modo fácil e seguro.

Além de ver em tempo real, nosso sistemas grava as imagens em DVR, e você poderá assisti-las a qualquer momento.

Câmeras com infravermelho(visão noturna), com alcance de até 30m

Otimização de sites

Quer seu site na primeira página do Google? Reformule-o e torne-o moderno, funcional e atraente.

Os sites de busca (Google, Bing e outros) modificam seus algoritmos frequentemente, e essas mudanças fazem com que sites, com funcionalidades obsoletas, não apareçam na primeira página.

É necessário atualizar layout, funcionalidades, palavras-chaves e estrutura textual.

Seu site na primeira página do Google seguinifica mais acessos, mais clientes e mais negócios.

Porque ter um Site na Internet